sexta-feira, 4 de maio de 2012

“SuperLua” será observável na noite deste sábado

Um fenômeno promete mobilizar astrônomos, astrólogos e curiosos neste sábado (05). A Lua, satélite natural da Terra, estará na menor distância do nosso planeta em 2012, a apenas 357 mil km de nós.
O evento é conhecido popularmente como “SuperLua”, porque possibilita uma visualização 14% maior e um brilho 30% mais intenso do corpo celeste vizinho. Em sua distância média, o astro dista 381,6 mil km da Terra.
Em 19 de março do ano passado, a Lua esteve ainda mais próxima, a 356,5 mil km. Essa proximidade máxima ocorre normalmente a cada 18 anos. Vale lembrar que o corpo celeste orbita em torno do nosso planeta numa trajetória elíptica e não circular, daí a variação na distância.
Embora as variações no tamanho da imagem da “SuperLua” no céu, ao longo do dia de amanhã, não sejam grandes, o melhor horário para observar o fenômeno (em cidades com pouca nebulosidade) será pouco depois do pôr do Sol. Isso porque devido à refração da atmosfera qualquer astro observado próximo à linha do horizonte é visto em dimensões maiores.
SuperLua” só afeta marés
Apesar da cultura popular e dos místicos associarem o fenômeno a desastres, a comunidade científica mundial reconhece  as marés como únicos fenômenos influenciáveis, em níveis significativos, pela proximidade da Lua. Mesmo assim, não faltou quem tentasse relacionar a “SuperLua” de 2011 com o terremoto e o tsunami no Japão, o que é um completo absurdo ´do ponto de vista científico.
(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário