quarta-feira, 25 de abril de 2012

EM BRASÍLIA: CID EM BUSCA DA FÓRMULA PARA ATRAIR MONTADORA

Clique para Ampliar
Para não ficar para trás em relação a Pernambuco e Bahia, o governador Cid Gomes, em uma verdadeira saga em busca da tão desejada montadora no setor automotivo, deu continuidade à sua peregrinação, na tarde de ontem, ao reunir-se, em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
O objetivo da reunião foi estabelecer uma proposta tributária diferenciada para agregar valor à lista de incentivos que o Estado pretende oferecer para fisgar uma grande marca produtora de automóveis para o Ceará. Por uma questão estratégica, não foram divulgados quais seriam essas concessões, tampouco qual a montadora que está no alvo do governo estadual e qual o país de origem dessa empresa.
Audiência com Dilma
Além de contactar o ministro Pimentel, o governador aguardou por encontro com a presidente Dilma Rousseff para reforçar o interesse do Ceará em receber uma companhia do segmento automotivo. Contudo, até o fechamento desta edição, a audiência com Dilma não tinha ocorrido.
A corrida de Cid Gomes em busca da montadora teve início, ainda, durante o primeiro mandato do governador, mas se intensificou nos últimos dois anos para cá, especialmente, após o anúncio da instalação da Fiat, em Pernambuco, e de outras duas companhias no setor de motocicletas: a Shineray, na cidade de Suape, e a Sazaki, no município de São Caetano. Quanto à montadora italiana, que será instalada em Goiana, já foram iniciadas as obras de terraplenagem no início deste ano. No primeiro momento, a Fiat irá focar a produção de carros populares.
Na Bahia
A Ford também está investindo mais de R$ 400 milhões na sua unidade em Camaçari, na Bahia, mais precisamente em uma fábrica de motores, o que reforça o interesse das companhias automobilísticas em se instalar e/ ou permanecer na região Nordeste.
Cid Gomes chegou a viajar para o exterior algumas vezes para apresentar pessoalmente os incentivos oferecidos pelo Estado. A montadora chinesa Geely Industry Holding Group foi uma das empresas contactadas, mas não houve confirmação oficial. Antes disso, as negociações com a Chery já tinham sido interrompidas. A companhia chinesa preferiu anunciar a instalação de sua unidade em São Paulo.
hegou a circular a informação de que o Estado estaria em conversações com a Build Your Dreams (BYD) e Jianghuai Automotive Co. (JAC). Porém, nada de concreto saiu dessas notícias.
Volkswagen
Assim como o Ceará, Pernambuco também está na briga para sediar a mais nova unidade fabril da Volkswagen, anunciada recentemente pela montadora alemã. No entanto, a companhia, pioneira na construção de carros em solo brasileiro, ainda não informou em que lugar pretende instalar sua segunda unidade no País.
FONTE: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário