sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Ipece projeta PIB cearense de 5% e maior investimento nas áreas social e de infraestrutura

A projeção média de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) – a preço de mercado – do Ceará é de 5,0% em 2012, podendo oscilar entre 4,5 e 5,5%, o que é superior à estimativa de fechamento deste ano, que é de 4,10%. A tendência é de que o PIB cearense continue apresentando índice superior ao desempenho nacional, este previsto para 3,4% no próximo ano. Paralelamente a elevação do PIB, o Ceará deve apresentar crescimento dos investimentos em diferentes áreas, especialmente na social e de infraestrutura.
As perspectivas podem ser conferidas na edição especial (nº 22 – dezembro de 2011) do Ipece/Informe, que tem como título “Perspectivas da Economia Cearense para 2012”, que foi lançado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégica Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado á Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.
O professor Flávio Ataliba, diretor Geral do Ipece, observa que o crescimento futuro da economia cearense estará condicionado, em parte, pela própria conjuntura nacional, uma vez que seu sustentáculo maior é o mercado interno, com uma modesta dependência do setor externo. Entretanto – frisa – o conjunto de investimentos públicos que estão sendo realizados no Ceará, nos últimos anos, vem garantindo uma dinâmica própria na economia, acelerando crescimento muitas vezes acima da média nacional.
Com informações do Blog do Eliomar/Ipece

Nenhum comentário:

Postar um comentário