sábado, 29 de outubro de 2011

INEP TEM ATÉ 2ª FEIRA PARA EXPLICAR PROBLEMAS NO ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais (Inep) deve se manifestar, nesta segunda-feira, dia 31, sobre o pedido do Ministério Público Federal (MPF-CE) de anulação total ou parcial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas no último fim de semana. O prazo de 72 horas foi dado, na tarde de ontem, pela Justiça Federal no Estado do Ceará.
Além do MPF-CE, outras instituições pedem a anulação total ou parcial do exame. A Defensoria Pública da União (DPU) informou que deve recomendar ao Inep o cancelamento das 14 questões, pois entende que esta seria uma forma de garantir que ninguém seja prejudicado ou beneficiado por realizar as provas em condições desiguais.
Já o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais garantiu (Sinep-MG) entrou com uma representação no MPF para pedir que um novo exame seja realizado para todo Brasil.
Defesa
Em entrevista ao Diário do Nordeste, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep informaram que já começaram a preparar uma resposta ao MPF-CE e devem entregá-la dentro do prazo estabelecido pela Justiça. O posicionamento, porém, de acordo com as instituições, deverá ser o mesmo, de cancelar somente as provas dos 639 estudantes do Colégio Christus.
Amanhã, a presidente do Inep, Malvina Tania Tuttman, vem a Fortaleza para defender o posicionamento do órgão. Ela se reunirá com o juiz da 1ª vara da Justiça Federal no Ceará, Luis Praxedes Vieira da Silva.
A decisão do Inep de cancelar apenas os exames dos candidatos do Christus foi tomada com base nas declarações da direção da escola, de que as 14 questões teriam saído do banco da própria instituição de ensino.
Para o Inep, o fato configurou uma quebra de isonomia (igualdade de direitos), independente da investigação criminal, que está sendo realizada pela Polícia Federal.
O procurador federal no Ceará, Oscar Costa Filho, autor da ação civil pública, voltou a afirmar que a decisão do Inep de invalidar apenas as provas dos 639 candidatos do Colégio Christus é aleatória e arbitrária, pois, segundo ele, alunos do cursinho da escola ou até mesmo de outras instituições também tiveram contato com o material que trazia as questões semelhantes às dos Enem.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário